
Ping, Latência e Jitter: O Trio que Define sua Vitória nos Jogos Online
Publicado em 17 de junho de 2025 por Equipe Lazernet
Se você joga online, já sentiu a frustração de um personagem que não responde a tempo ou de ser derrotado por um inimigo que parecia estar "teleportando". Isso é o famoso "lag", e os culpados geralmente são o Ping, a Latência e o Jitter.
O que é Latência ou Ping?
Latência, popularmente conhecida como Ping, é o tempo que um pacote de dados leva para ir do seu computador até o servidor do jogo e voltar. É medida em milissegundos (ms). Quanto menor o ping, mais rápida é a resposta do jogo aos seus comandos.
- Ping Baixo (ideal): Abaixo de 50ms. Seus comandos são quase instantâneos. É o cenário perfeito para jogos competitivos.
- Ping Médio: Entre 50ms e 100ms. Jogável, mas você pode sentir pequenos atrasos.
- Ping Alto (ruim): Acima de 100ms. O "lag" se torna perceptível e frustrante, colocando você em desvantagem.
E o que é Jitter?
O Jitter é a variação do seu ping ao longo do tempo. Uma conexão pode ter um ping baixo, mas se ele oscila muito (por exemplo, de 20ms para 90ms e de volta para 30ms), isso causa instabilidade. O Jitter provoca os "engasgos" e a sensação de que o jogo está travando e acelerando. Uma conexão de fibra óptica de qualidade, como a da Lazernet, garante um Jitter muito baixo, mantendo a estabilidade da sua partida.
Por que a Fibra Óptica é a Melhor para Jogos?
A tecnologia de fibra óptica oferece a menor latência e o menor jitter possíveis. Como os dados viajam na velocidade da luz por um meio físico estável, a conexão é direta e sofre o mínimo de interferências, garantindo que seus reflexos sejam a única coisa que importa para a vitória.